Análise SWOT: Entenda de uma vez por todas como ela pode te ajudar a crescer
O QUE É A ANÁLISE SWOT?
A análise SWOT é um método antigo e muito conhecido no mundo do empreendedorismo. Ela é extremamente eficaz para uma avaliação completa das condições do negócio. Sabe quando você está perdido e de repente acende aquela luz no fim do túnel? É exatamente isso que vai acontecer!
Seja para micro, pequenas ou grandes empresas tem como objetivo determinar os pontos fracos e fortes do negócio, tornando mais fácil avaliar e determinar o futuro da empresa com um planejamento estratégico e possibilitando a sua empresa avançar.
A análise SWOT é uma abreviação das palavras strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças).
QUAIS OS CONCEITOS DA ANÁLISE SWOT?
A Matriz SWOT funciona por meio de 4 diferentes análises dentro de um negócio como dissemos anteriormente e, dessa forma, nada melhor como te ajudar a montar a sua. Por isso pega um papel e uma caneta, desenha uma matriz como essa abaixo que a gente vai te ajudar a decolar.
FORÇAS (STRENGTHS)
É de extrema importância que qualquer colaborador de uma empresa, principalmente seu gestor, tenha noção dos pontos fortes do negócio. Mas que forças são essas?
As forças são as que te proporcionam vantagem competitiva dentro do seu mercado, tornando-se um destaque entre as demais empresas do ramo.
É importante que todos saibam responder as perguntas a seguir:
- Quais são as melhores atividades que sua empresa desempenha?
- Quais são os melhores recursos e benefícios para o seu cliente?
- O que te diferencia quanto aos seus concorrentes?
- Qual é o nível de engajamento dos clientes com a sua marca?
Quanto melhores forem as respostas, mais bem preparada e posicionada sua empresa estará dentro de sua área ou nicho de atuação.
FRAQUEZAS (WEAKNESSES)
É impossível não existirem interferências que prejudiquem o desenvolvimento das atividades de uma empresa, por melhor que ela seja. Ao analisar esse ponto dentro da empresa, a missão número 1 do gestor é cortá-las ao máximo que conseguir.
A maioria das fraquezas das empresas são internas e, por isso, separamos algumas perguntas que farão sentido para você encontrar suas fraquezas.
- Qual o nível de preparação tem minha equipe?
- Essa equipe necessita de um melhor treinamento?
- Qual o impacto do treinamento para a equipe de (nome da equipe ex: vendas)?
- Por qual motivo a empresa X é minha concorrente?
- Por que minha interação não gera engajamento?
Não se deixar levar por respostas simples e acomodadas. Converse com sua equipe, arranque respostas concretas e não hesite em ser humilde e sincero. Isso é bastante importante nesse momento da análise SWOT.
OPORTUNIDADES (OPPORTUNITIES)
As oportunidades que uma empresa possui são quase que diretamente dependentes de fatores externos, por isso, não é possível controlá-las.
Além disso, elas podem chegar para a empresa em diferentes formatos, como:
- Mudanças na legislação;
- Ampliação de crédito;
- Novas plataformas de vendas.
Por isso, para nunca deixá-las de lado, é preciso estar sempre atualizado sobre as novidades do mercado. Assim, toda a empresa conseguirá chegar a prever crescimentos e terá maiores vantagens contra seus concorrentes.
AMEÇAS (THREATS)
As ameaças são eventos que também dependem de fatores externos. É preciso tratá-las com bastante cuidado, já que podem prejudicar todas as metas e resultados da empresa.
Em muitos casos, um novo modelo de negócio pode tornar o seu completamente desatualizado, ou um produto acaba sendo altamente mais interessante para os consumidores.
Esteja sempre atento às movimentações da concorrência e atualizado no que se propõe a fazer.
Para ajudar nisso, a análise de mercado pode ser eficaz.
USE E ABUSE DA MATRIZ SWOT
Um grande problema da atualidade é a obesidade intelectual, que é o fato de absorver bastante conteúdo relevante e de valor e não colocar em prática aquilo que aprendeu e sem dúvida alguma, a análise SWOT é um importante método para enfrentar os desafios constantes do empreendedorismo. Além de ajudarem os colaboradores a encontrarem problemas na estrutura ou atuação do negócio, ela motiva os gestores a estarem sempre atentos a oportunidades que venham a surgir.