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Quanto custa ter um funcionário com carteira assinada na minha empresa?

Empresário e seus funcionários

A legislação trabalhista é regida por um código chamado CLT (“Consolidação das Leis Trabalhistas”).

A Constituição Federal concedeu aos trabalhadores brasileiros uma série de direitos, chamados direitos sociais, que obrigatoriamente devem ser efetivados numa relação trabalhista.

A CLT no entanto, é que dispõe mais minuciosamente acerca da aplicabilidade destes direitos conferidos constitucionalmente.

Tendo entendido a partir de onde surgem as regras Trabalhistas, vamos agora conhecer aquelas referentes aos custos do empregado para o empregador, nos casos de contratação com carteira assinada.

Valores

Ter a carteira assinada significa ter um registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Como dito anteriormente,  esse vínculo implicará direitos ao empregado e estes direitos geram um custo ao empregador.

O primeiro destes custos diz respeito ao pagamento mensal do salário mínimo,  que hoje no Brasil é de R$ 1.192,40.

Sobre este valor serão calculados ainda o 13° salário, o FGTS, as férias e outras contribuições.

O sistema de previdência social é administrador pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A previdência social é um direito fundamental constitucionalmente garantido e cabe ao empregador recolher os valores contributivos referentes à previdência e repassá-los ao INSS.

Quando a empresa contrata um funcionário, ela deve pagar 37% do valor do salário líquido com os chamados encargos sociais: 29% correspondem à contribuição ao INSS.

Outros 8% sobre o valor do salário serão destinados ao FGTS.

Outros pagamentos são os das férias e o do 13º salário. Na prática, você arcará com 8,33% mensalmente para chegar a 100% no final de 12 meses.

As férias correspondem ao mesmo valor do salário do funcionário, com o adicional de 1/3 desse valor.

Outras estimativas devem ser levadas em conta, como afastamento por licença-maternidade ou licença-paternidade, que correspondem a 1% — ou a ausência por doença ou acidente de trabalho, que também soma 1% no custo.

Também deve ser acrescido 3,5% de encargos em cima dessas cobranças.

Lembrando que essas contas desconsideram outros possíveis gastos como fardamento, alimentação, transporte, etc.

A empresa deve estar preparada para lidar com imprevistos e contar com esses custos antecipadamente.

Ter um funcionário é um custo alto e requer muita organização da parte da empresa, por isso ela deve contar com o auxílio e o conhecimento de uma boa assessoria contábil. A Exact está pronta para te ajudar! Conte com a gente.